Missão e Princípios

Missão: desenvolver as potencialidades do ser humano por meio da educação humanística, da produção e da divulgação científica, artística e filosófica.

Princípios:

De Fidelidade
• À Missão do Centro;
• Aos valores éticos que o distingue (fé, liberdade, respeito, solidariedade, disponibilidade ao diálogo e ao serviço, amor à justiça e à verdade, confiança na capacidade infinita do homem de criar/de superar suas limitações e de viver em paz).

De Valorização do Homem
• De seus professores e funcionários;
• Do potencial de cada aluno;
• De construção e crescimento juntos;
• De alcançar um nível de excelência no que faz.

De Participação no Seu Tempo
• O Centro Universitário FIEO observa, catalisa, transforma e produz conhecimento com o objetivo de atuar conscientemente no processo de desenvolvimento da Nação.

De Compromisso
• Com a sociedade, de modo a incentivar e promover a cultura da pessoa humana, oferecendo melhores condições ao seu desenvolvimento, tanto no que lhe diz respeito, como nas relações interpessoais.

A FIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco
foi instituída em 26 de outubro de 1967. É uma Fundação privada, que se dedica ao ensino e hoje mantém o UNIFIEO - Centro Universitário FIEO com mais de 60 cursos.

A Fundação instituiu a Faculdade de Direito, iniciando sua atividade didática em junho de 1969, com 118 alunos na primeira turma.

A Faculdade de Administração de Empresas foi autorizada a funcionar em maio de 1972 e foi chamada de Faculdade de Administração de Empresas Amador Aguiar. O empresário prestou seu apoio à iniciativa da Instituição.

O primeiro curso da Faculdade de Informática - Processamento de Dados - foi autorizado em setembro de 1985.

Em 1986, incorporou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Prof. Carlos Pasquale, localizada em São Paulo e integrou suas Faculdades numa estrutura mais próxima à usada pelas Universidades. Criou, então, as Faculdades Integradas de Osasco.

Em novembro de 1998, as Faculdades Integradas de Osasco transformaram-se em Centro Universitário FIEO, com a criação de diversos cursos.

São seus Instituidores, e até hoje dirigem a entidade mantida os Professores Luiz Fernando da Costa e Silva, Promotor de Justiça e José Cassio Soares Hungria, Procurador de Justiça, aposentados da Justiça do Estado de São Paulo. O Dr. Luiz Carlos de Azevedo, Desembargador, Instituidor da FIEO, trabalhou no UNIFIEO até seu falecimento, em março de 2011.

Infraestrutura

Ao longo destas 4 décadas o UNIFIEO vem se estruturando, mais e melhor, em seus recursos físicos, humanos e tecnológicos, visando a excelência da qualidade de ensino e o bem-estar de alunos, professores, funcionários, prestadores de serviço e visitantes.

O UNIFIEO conta hoje com dois campi.

No campus Vila Yara a Instituição abriga todos os cursos de Graduação, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.
O campus Jd. Wilson abriga a Clínica de Fisioterapia e a Clínica de Psicopedagogia, que prestam serviços à comunidade.

Nos corredores dos 2 campi, estão expostas as quase 1.800 obras de Acervo FIEO de Arte, que a Fundação coleciona desde 1969. São obras de artistas consagrados e de enorme valor artístico e cultural.

As Bibliotecas, com cerca de 150 mil itens, dão suporte ao ensino de todos os cursos. Todo Acervo está informatizado e pode ser consultado on-line. A Sala de Leitura da Biblioteca do campus Vila Yara conta com mesas equipadas com recursos para uso de lap-top.

A completa informatização dos Departamentos Administrativos também facilita o trabalho de seus funcionários, de alunos e de professores. Todos os Departamentos Administrativos fazem uso de um só sistema interligado.

O UNIFIEO oferece aos seus alunos mais de 70 laboratórios, entre eles os diversos de Informática que atendem todos os cursos, dois anfiteatros com capacidade para 250 alunos e 8 auditórios com capacidade para 110 pessoas também atendem aos alunos do campus Vila Yara.

Cantinas, livrarias, revistarias e copiadoras, oferecem serviços de apoio, no campus Vila Yara, com alguns benefícios aos alunos, como descontos na aquisição de livros e preço de cópias abaixo do mercado

O estacionamento do campus Vila Yara tem capacidade para aproximadamente 300 veículos.

Os prédios foram planejados com rampas e elevadores para o bem estar dos portadores de deficiência física. O UNIFIEO também deixa à disposição de seus usuários um carro elétrico, silencioso, para transporte de idosos, deficientes, gestantes ou de pessoas com dificuldades de locomoção.

Para suavizar os problemas de poluição sonora e do ar, foram deixados 8.000 m² de recuo da avenida dos Autonomistas, no campus Vila Yara. Todas as janelas, das mais de 130 salas de aula deste campus, estão voltadas para um bairro residencial e arborizado.