ProUni

 Informamos que as adesões para bolsa ProUni estão suspensas por tempo indeterminado.

 

PROUNI - Renovação da bolsa para 2º Semestre de 2017 - Clique aqui

 

O que é o Programa:

Criado em 2004, pelo governo federal, o Programa Universidade para Todos - ProUni visa o oferecimento de bolsas de estudos integrais e/ou parciais, conforme a opção da IES no momento da adesão. No UNIFIEO as bolsas são de 100%.

O número de vagas oferecidas em cada curso e turno é determinada pelo MEC que é quem faz, também, a pré-seleção do candidato, conforme a nota por este obtida no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, o candidato, além de ser obrigado a prestar o ENEM, tem que efetuar a sua inscrição no site do MEC para que participe do Processo Seletivo Prouni. Uma vez pré-selecionado, deverá se dirigir à Instituição de Ensino Superior apresentando os documentos exigidos por ela, bem como ser entrevistado e encaminhado para participação em Processo Seletivo próprio.

O candidato aprovado em todas as etapas estará apto ao recebimento da bolsa que será confirmada mediante a emissão do respectivo termo e a realização da matrícula.

 

 

Perguntas frequentes

 

O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, a estudantes brasileiros de baixa renda, que tenham cursado o Ensino Médio em Escola Pública ou Particular com Bolsa integral e que não possua diploma de nível superior.

 

O que é uma Bolsa de Estudo?

É um benefício concedido ao estudante, na forma de desconto parcial ou integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino privadas.

 

Qual é a relação entre o ProUni e o ENEM?

Só pode se candidatar ao ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e obtido a nota mínima divulgada pelo Ministério da Educação. Não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. Assim, os estudantes que alcançarem as melhores notas no exame terão mais chances de escolher o curso e a instituição em que estudarão.

 

Basta fazer o ENEM para ter direito a uma bolsa no UNIFIEO?

Não, mas fazer o ENEM, é o primeiro passo. Além de obter a nota mínima nesse exame, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até 1 e 1/2 salários-mínimos  e satisfaça uma das condições abaixo:

 

- ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou

- ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou

- ser portador de deficiência, ou

- ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo, apenas, a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia. 

 

Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada, mas os documentos comprobatórios precisam ser apresentados.

O UNIFIEO só oferece bolsas do ProUni de 100%.

 

É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do ProUni?

O candidato deve aproveitar a nota do ENEM para ingresso em um dos cursos de Graduação ou Graduação Tecnológica. Ele deverá entregar no ato da inscrição presencial uma cópia do Boletim Individual de Notas. 

 

Qual o número de vagas oferecidas?

O número de vagas oferecidas para cada curso e turno é determinada pelo MEC, que é quem faz também, a pré-seleção do candidato, conforme a nota obtida no ENEM.

 

Como fazer a inscrição no ProUni?

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, pelo site www.mec.gov.br/prouni, assim que receber o resultado do ENEM e de acordo com os prazos do MEC. O candidato deve acompanhar pelo site os resultados.

 

Como é feita a pré-seleção dos candidatos?

São pré-selecionados os estudantes que obtiveram as melhores notas no ENEM. Ao fazer sua inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de curso, em instituições diferentes ou na mesma instituição. O estudante é pré-selecionado para sua opção de maior prioridade, onde ainda existam vagas disponíveis. Portanto, o estudante que tiver obtido o melhor resultado no ENEM é o primeiro a ser beneficiado em sua primeira opção.

 

Como saber os resultados da pré-seleção do ProUni?

Os candidatos poderão informar-se sobre os resultados do ProUni, em data a ser divulgada pelo Ministério da Educação, fornecendo seu número de inscrição no ENEM e CPF, por meio dos seguintes canais: pela internet, consultando o site www.mec.gov.br/prouni ou consultando o “Fala, Brasil” pelo telefone 0800.61.6161. 

 

Como proceder após ter sido pré-selecionado?

O candidato deve procurar a instituição para a qual foi pré-selecionado com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. É de responsabilidade do estudante o comparecimento no período estabelecido. A perda deste prazo ou a não comprovação das informações implicarão, automaticamente, em desclassificação.

 

Os candidatos que não foram pré-selecionados ainda têm chances de concorrer a uma bolsa?

Sim, eles ainda poderão ser beneficiados por uma bolsa na etapa de reclassificação. Nessa fase, são convocados novos candidatos em função da reprovação daqueles inicialmente pré-selecionados. Para isso, os candidatos devem consultar, diariamente, a lista dos reclassificados, disponível na página eletrônica do ProUni.

 

Como renovar o benefício?

O aluno deve apresentar os documentos solicitados, semestralmente, no prazo divulgado pelo CABES. O período de renovação é amplamente divulgado com antecedência. O aluno deve imprimir formulário de renovação que fica disponível no site, na página dos alunos.

 

Quem perde o benefício?

Alunos que não tiverem 75% de aproveitamento acadêmico no período letivo.

Alunos que ultrapassarem a renda máxima permitida pelo programa.

 

Já sou aluno da Instituição, posso concorrer a uma vaga do ProUni?

Sim, nesse caso o procedimento é o mesmo do candidato que vai iniciar. As instruções são as mesmas citadas nas perguntas anteriores. O candidato deve avisar o CABES que já é aluno da Instituição, pois nesse caso não há necessidade de fazer novamente o vestibular.

 

 

CABES - Centro de Análise de Benefícios ao Estudante
Campus Vila Yara - Bloco Lilás - 2º andar
Atendimento pessoal: de segunda a sexta-feira das 11h15 às 13h e das 17h às 21h.
Atendimento telefônico: de segunda a sexta-feira das 13h às 17h.
Tel.: 11. 3651.9952

  

O Cabes não trabalha aos sábados, portanto, se alguma data de entrega de documentos cair no sábado, domingo ou feriado, deve ser antecipada.