FIES – Fundo de Financiamento Estudantil


O UNIFIEO está participando do financiamento.
A seleção dos candidatos será conforme quantidade de vagas disponíveis em cada curso.

 

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento do MEC – Ministério da Educação, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 , destinado a financiar de 50 a 100% da mensalidade dos cursos de graduação no Ensino Superior a estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação e que estejam regularmente matriculados em Instituição de Ensino não gratuita, em cursos que tenham tido avaliação positiva (nota mínima de três pontos) no SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Informações para adesão, critérios de seleção e mudanças no financiamento acesse: http://fiesselecao.mec.gov.br.

 

Quem pode participar?

Pode participar do processo seletivo para o Financiamento, o estudante que:

 - Tenha renda familiar mensal bruta por pessoa (soma de todos os totais de vencimentos recebidos dividida pelo número de pessoas da residência) de até dois e meio salários mínimos;

- Tenha participado de alguma das edições do Enem a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e que a nota na redação não seja zero (conforme Portarias Normativas Nº 12 de 6 de Junho de 2011 e Nº 21 de 26 de Dezembro de 2014).

 

Podem se inscrever ainda:

 - Os estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010, mesmo que não tenham realizado o ENEM.

- Os professores do quadro permanente da rede pública de ensino, em efetivo exercício na educação básica, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação. Nesse caso, podem participar também os professores que já tenham concluído curso superior.

 

Quem não pode se candidatar ao FIES?

 - Alunos que já tenham sido beneficiados com financiamento do FIES;

- Alunos que já tenham concluído um curso superior;

- Alunos Inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

 

Qual o período para inscrição?

O aluno deve acompanhar as informações para realização das inscrições, que serão divulgadas pelo FIES através do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.

As inscrições serão semestrais, com prazo único para adesão a cada semestre.

 

Como faço para participar?

O aluno que pretende ingressar na faculdade deve primeiramente prestar o vestibular e após aprovação no mesmo, efetuar a matrícula integral. O aluno matriculado (seja ele ingressante ou veterano) que esteja interessado no financiamento deve estar atento aos prazos de inscrições (divulgados pelo FIES).

As inscrições para pré-seleção são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies no endereço eletrônico http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br.

É de inteira responsabilidade dos estudantes a consulta aos resultados e o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações. A pré–seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies referente ao semestre. A contratação do financiamento fica condicionada à conclusão da inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) e ao cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.

Após inscrição realizada, o aluno deve acompanhar o prazo de Resultado da pré–seleção na chamada única e Lista de Espera a serem divulgados no site acima citado. Caso o aluno seja pré-selecionado na chamada única, deve realizar a Conclusão da inscrição através do endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br, no prazo estipulado. Os demais candidatos, não pré–selecionados serão automaticamente incluídos em lista de espera.

 

Fui pré-selecionado e conclui minha inscrição no SisFies, como devo proceder?

O aluno deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

A CPSA do UNIFIEO encontra-se no CABES – Centro de Análise de Benefícios ao Estudante (Setor de Bolsas de estudos), Campus Vila Yara, Bloco Lilás 2º piso.. Para isso, imprima a inscrição realizada no SisFies, relacione os documentos exigidos pela Instituição e compareça antecipadamente para análise e validação das informações.


Clique aqui para saber quais documentos (seus e de seu grupo familiar) devem ser entregues na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento).

 

Após comprovação de informações e validação da CPSA, o que fazer?

 A Comissão Permanente verificando as informações prestadas pelo aluno e comprovando veracidade, fará a validação da inscrição. Após esta validação, o aluno deve retirar a DRI – Documento de Regularidade de Inscrição na própria CPSA e comparecer a um agente financeiro do Fies (banco escolhido pelo aluno na finalização da inscrição) em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA para contratação efetiva do financiamento.

A contratação do financiamento se dá a partir da assinatura do contrato no Agente financeiro, a qual o aluno deve entregar uma cópia do mesmo no CABES – Setor de Bolsas de estudos.

 

Posso ficar sem pagar as mensalidades enquanto aguardo o financiamento ser aprovado?


Não. O aguardo da aprovação não implica no não pagamento das mensalidades. O aluno é responsável pelo pagamento em dia das mensalidades.

É necessária a presença do fiador?


No ato da inscrição do estudante constará um dos três tipos de fiança a ser selecionado, que poderá ou não exigir a presença de fiador.
- Fiança convencional é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante e que não possuam restrições em seus nomes.
- Fiança solidária um grupo de 3 a 5 estudantes matriculados na mesma IES e mesmo local de oferta do curso que são selecionados e realizam todos os procedimentos juntos.
- FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo) que foi incluída no UNIFIEO a partir do 2º semestre de 2014, a qual não há exigência de fiador desde que o aluno esteja matriculado em cursos de licenciatura e/ou que possua renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Esta opção somente é liberada pelo próprio sistema.

  

Quais os agentes financeiros que participam do FIES?

Os atuais agentes são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. No ato da inscrição, o aluno informa o agente e a agência onde assinará o contrato.

 

Quais os juros praticados?

A partir do 2º semestre de 2015, os financiamentos contratados possuem taxa de juros de 6,5% ao ano.

 
Após contratação do FIES, preciso renovar o contrato?

Sim. A renovação do contrato de financiamento é feita através do aditamento (solicitação e validação no SisFies) em todos os semestres.

O aditamento é realizado a partir do segundo semestre financiado, independentemente do regime do curso (anual ou semestral). 
As solicitações dos aditamentos são feitas pela CPSA e aparecerá no e-mail cadastrado pelo aluno, e o mesmo deverá validar as informações caso estejam corretas.

Os prazos para realização dos mesmos serão divulgados pelo FIES. Os estudantes deverão acessar o SisFies em tempo hábil para concluir a validação para repasse de créditos à faculdade.

A não validação do aditamento pode implicar na rematrícula do aluno e até no cancelamento do financiamento.


O que é aditamento simplificado e não simplificado?


Após validar as informações, o aluno saberá qual o tipo de aditamento de seu financiamento no semestre. O aditamento simplificado significa que as informações serão enviadas via sistema ao banco para contratação, e o aluno só deve comparecer a CPSA após contratação para retirada do comprovante. Caso o aditamento seja não simplificado, o aluno deve comparecer a CPSA o mais breve possível para retirar a DRM (Documento de Regularidade de Matrícula), comparecer ao banco na data indicada para realizar o aditivo e entregar a cópia dele na Instituição.

 

Eu posso perder o financiamento?

Sim, o aluno perde o financiamento nos seguintes casos:

-  Reprovação total das disciplinas (0% de aproveitamento);

- Aproveitamento acadêmico abaixo de 75% pela terceira vez, considerando todas as disciplinas (cursadas e em espera);

-  Não validação dos aditamentos semestrais no período estipulado pelo FNDE ou evasão do estudante (trancamento de matrícula ou desistência sem comunicar a CPSA e sem realizar os procedimentos cabíveis ao financiamento;

*Obs: Caso o aluno não atinja o 75% de aproveitamento acadêmico exigido (reprove em apenas algumas matérias), o financiamento poderá ser reconsiderado até duas vezes pela CPSA. Ocorrendo novamente, o aluno perderá o financiamento.

O aluno é responsável por acompanhar seu desempenho acadêmico.

 

Não atingi o aproveitamento acadêmico e reprovei o semestre, como proceder?

Se o estudante reprovar o semestre (abaixo de 75% de aproveitamento), a reconsideração será avaliada pela CPSA. Se aprovada, o aluno deverá solicitar a suspensão através do sistema SisFIES, imprimi-la e entregar na CPSA juntamente com uma carta com firma reconhecida justificando o motivo para validação no prazo indicado. Assim, o estudante arcará com rematrícula e mensalidades até ser aprovado nas disciplinas podendo retornar com o FIES no semestre seguinte. Caso o estudante opte por utilizar o FIES no semestre reprovado, deve estar ciente que o mesmo não cobrirá o último semestre de curso, pois reduzirá o número de semestres contratados.

 

Se eu precisar, posso suspender o FIES?

Em caso de necessidade por algum motivo ou vontade própria do aluno, o mesmo poderá solicitar a suspensão do financiamento (exceto no semestre de ingresso no FIES) pelo prazo máximo de um ano (2 semestres) no próprio sistema do FIES.
A solicitação deve ser feita do dia 1º até o 15º (décimo quinto) dia de cada mês, sendo dos meses de janeiro a maio referente ao 1º semestre do ano e de julho a novembro referente ao 2º semestre, através do login do estudante. Após solicitar, imprima o comprovante e o entregue na CPSA juntamente com uma justificativa com firma reconhecida informando o motivo da suspensão. Estes documentos devem ser entregues antes da data limite para validação. 

A suspensão terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.


Qual o prazo para pagar o financiamento?


O prazo para pagamento do financiamento é de três vezes a duração do curso, mais 12 meses. Exemplo: para um curso de quatro anos, o prazo para quitar o empréstimo será de 13 anos. A carência passa de seis para 18 meses após a conclusão do curso.


Há a possibilidade de encerrar o financiamento antes do final do curso?


Sim, o encerramento antecipado pode ser solicitado a qualquer momento no sistema do SISFIES e após a solicitação o aluno deverá comparecer ao agente financeiro (banco) para formalização do encerramento. Ressaltamos que antes de encerrar, o aluno deve verificar a situação de seus aditamentos, pois todos os créditos dos semestres cursados devem ser repassados à faculdade.


 
Cabes - Centro de Análise de Benefícios ao Estudante
Campus Vila Yara - Bloco Lilás - 2º andar
Atendimento pessoal:   de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 17h às 21h
Atendimento telefônico:  de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 17h.

Telefone para informações: 11 3651.9952