CEP - Comitê de Ética em Pesquisa

Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP do UNIFIEO foi instituído em julho de 2007 quando o então Reitor, Professor Luiz Fernando da Costa e Silva, nomeou os membros para sua composição. O CEP é um colegiado interdisciplinar e conta com 12 profissionais da casa e um representante de usuários.

O CEP é responsável pela revisão ética de toda e qualquer proposta de pesquisa envolvendo seres humanos a fim de garantir e resguardar a integridade e os direitos dos indivíduos que, voluntariamente, aceitam participar como pesquisados.

Pesquisas com animais deverão ser submetidas à análise de Comitê de Ética específico.

Quando um projeto deve ser encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa?

Conforme definido na Resolução 466/12 do CONEP - Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, todo e qualquer projeto de pesquisa que envolva seres humanos para a obtenção de resultados, direta ou indiretamente, devem ser submetidos à apreciação do CEP. Incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas, tanto da graduação (Trabalhos de Conclusão de Curso, Iniciação Científica) como Pós-Graduação (Monografias, Dissertações e Teses) e demais áreas de pesquisa, tais como pesquisas com algum tipo de intervenção, quer seja testes com drogas, vacinas, testes diagnósticos, tratamentos medicamentosos ou fisioterápicos e também pesquisas qualitativas com aplicação de questionários, entrevistas ou técnicas de observação (incluindo entrevistas por internet, questionários ou coleta de dados secundários, mesmo sem identificação dos pesquisados).

Procedimentos para encaminhamento de projeto:

Encaminhar de forma on-line, através da Plataforma Brasil os seguintes documentos (preferencialmente em pdf):

a) Folha de Rosto assinada pelo pesquisador e pela Instituição Proponente, quando existir (conforme modelo proposto pela PB);

b) Projeto de Pesquisa na íntegra (conteúdo: introdução, objetivos, justificativas, materiais e métodos, motivação, bibliografia - anexar questionários que forem pertinentes);

c) Termo de consentimento livre e esclarecido com carta de informação sobre a pesquisa. Deverá ser escrito em linguagem coloquial e dirigido ao voluntário, contendo a descrição dos procedimentos e objetivos da pesquisa, os riscos, benefícios e direitos do voluntário, além do telefone e e-mail do pesquisador e do orientador. Sugere-se seguir modelo padrão que poderá ser modificado para adequar-se às características da pesquisa e do voluntário.| Termo de Consentimento.

d) Carta de aceite da instituição onde será realizada a pesquisa, autorizando sua realização (empresa, hospital, laboratório, parque etc.). Deverá ser redigida em papel timbrado e conter data, carimbo e assinatura dos responsáveis pela instituição.

O projeto deve ser encaminhado até o dia 20 de cada mês. Outros documentos poderão ser requisitados a qualquer tempo, caso o CEP entenda ser necessário. Consultas sobre o andamento do processo podem ser obtidas através da PB. O prazo para manifestação do CEP-UNIFIEO será de 30 dias do recebimento do projeto com a documentação solicitada.

Procedimentos para Inscrição na Plataforma Brasil:

Para submeter um projeto através da Plataforma Brasil o pesquisador deverá estar cadastrado. Caso o pesquisador não tenha concluído a graduação, o orientador deverá constar como pesquisador responsável e o aluno deverá constar como pesquisador assistente. Por uma questão de maior facilidade em localizá-lo, sugere-se que preencha o nome completo no campo “NOME SOCIAL”. Caso seja vinculado ao UNIFIEO, no campo “Vínculo com Instituição de Pesquisa” procurar por “INSTITUTO DE ENSINO PARA OSASCO”. Anexar uma cópia digitalizada de um documento de identidade com foto (recomenda-se o formato ’JPG’ ou ’PDF’ com resolução de 1000DPI a 2000DPI) e o envio do currículo vitae em formato doc, docx, odt ou pdf (2MB máximo). Sugere-se que os arquivos sejam providenciados antes do cadastramento.

Caso haja dúvidas consultar os manuais contidos na Central de Suporte da Plataforma Brasil.

Observações:

a) O Projeto inscrito será encaminhado pela PB para o CEP correspondente (ao que o pesquisador tiver vínculo). Caso não tenha nenhum vínculo, a documentação automaticamente será encaminhada para o CEP de endereço mais próximo. Se o pesquisador desejar que seja analisado por um CEP específico, deve enviar e-mail para o CONEP solicitando tal encaminhamento após a submissão do projeto na PB.

b) Cabe aos pesquisadores avaliarem a necessidade de submissão de projetos de pesquisa à análise deste comitê.

d) Uma vez que o projeto seja aprovado o pesquisador deverá enviar relatórios semestrais e relatório final ao CEP.

Contato – CEP UNIFIEO

Outras dúvidas podem ser sanadas porEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Tel.: 11.3651-9978 diariamente após às 13h30.