Teatro de Osasco

O Arquivo Teatro em Osasco foi composto mediante o acúmulo natural de documentos no decorrer da existência de um grupo teatral na região oeste de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa que remonta o final dos anos 1960 e estendeu-se até a década de 1990. Apesar das mudanças ocorridas na razão social do grupo, as atividades desenvolvidas continuaram com o mesmo perfil, inclusive preservando-se boa parte dos seus membros.

Trata-se de um arquivo composto por 259 documentos imagéticos e 678 documentos textuais distribuídos em 3 grupos específicos, de acordo com o momento de produção. Os grupos são: TIO(Teatro Independente de Osasco), N.E(Núcleo Expressão), Culturarte.

 

Teatro Independente de Osasco

Conteúdo Genérico: segmento composto por documentos trazendo informações sobre a breve existência desse grupo teatral, sendo a maior parte das peças documentais referentes ao sucesso conquistado com a peça “Rede, Seca e Fome”.
Este grupo é formado por dois subgrupos, sendo eles: Administração e Produção Artística. Podem ser encontrados correspondências, ingressos, panfletos, recortes de jornais, cartazes e fotografias.
Data Limite: 1966 a 1970
Volume de documentos: 30 unidades documentais, sendo 17 delas material iconográfico.

 

Núcleo Expressão

Conteúdo Genérico: grupo composto por quatro subgrupos, sendo eles: Administração, Produção Artística, Cursos Artísticos e I Festival Nacional de Poesia. Podem ser encontradas correspondências, cartazes, press releases, ingressos, convites, folders, programas, panfletos, relatórios, dossiês, fotografias, recortes de jornais.

O conjunto documental retrata a trajetória de existência deste grupo sediado na cidade de Osasco, demonstrando seu objetivo de popularização do teatro na região, as dificuldades encontradas para sua consolidação, além de informações sobre os próprios integrantes do grupo. Além disso, esse conjunto tem um volume de documentos que demonstram o sucesso obtido pelo grupo com suas peças teatrais e os eventos por eles promovidos.
Data Limite: 1968 a 1991 (apesar do fim do Núcleo em 1979, alguns de seus componentes continuaram acumulando informações sobre o grupo veiculadas pela imprensa, mesmo após sua extinção).
Volume de documentos: 564 unidades documentais sendo elas 182 fotográficas.

 

Culturarte

Conteúdo Genérico: a iniciativa de desenvolvimento e popularização do teatro na região de Osasco continuou existindo nessa nova empreitada, sendo registrado o sucesso de suas peças teatrais, bem como a inauguração do espaço cultural Gumercindo Silva, que era a sede onde se desenvolviam as atividades promovidas pelo Culturarte.
Este grupo é dividido em três subgrupos: Administração, Produção Artística e Cursos. Podem ser encontradas correspondências, recortes de jornais, programas, folders, cartazes, convites, panfletos, projetos, dossiês e fotografias.
Data Limite: 1973 a 1997
Volume de documentos: 343 unidades documentais, sendo 60 fotográficas.