Programa Institucional de Monitoria - PIM

O Programa Institucional de Monitoria - PIM tem por objetivo principal estimular o desenvolvimento da vocação para o magistério nos alunos que apresentem excelência em seu rendimento escolar.

Como consequência, o Programa possibilita que a instituição tome ações mais pró-ativas e competitivas na transmissão do conhecimento e na construção do saber; qualifica os melhores alunos, com vistas à continuidade da respectiva formação acadêmica, especialmente para o encaminhamento deles aos programas de pós-graduação; proporciona a aprendizagem de técnicas e métodos de ensino, assim como, estimula o desenvolvimento do pensamento científico, da criatividade e da produção acadêmica dos discentes; desperta a percepção dos alunos para os problemas sociais, tornando-os mais conscientes, inclusive para as necessidades de seus colegas; estimula a aproximação dos docentes à realidade vivenciada pelos alunos, a partir do momento em que o contato com os monitores é estabelecido.

Os alunos interessados na Monitoria deverão passar por uma seleção divulgada por edital elaborado pelo Coordenador do PIM, pelo prazo de trinta dias antes da realização da seleção. No edital do concurso de seleção constarão informações relativas a todos os itens referentes à monitoria.

Clique aqui para consultar o Edital e o Regimento.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Qual é número de vagas de monitores do Programa Institucional de Monitoria?
Foi estabelecido o número de 40 vagas para participação no PIM, sendo 20 com direito a bolsa e 20 para voluntários.

Quais disciplinas são eleitas pelo PIM?
Os coordenadores dos cursos indicarão as disciplinas e os orientadores, de acordo com a prioridade do curso.

Quando e como posso me inscrever?
Ver prazos os editais. Você poderá se inscrever no Programa Institucional de Monitoria, no 4º andar do Bloco Branco – campus Vila Yara, para os candidatos dos cursos noturnos. Para os dos cursos matutinos, na Secretaria de Cursos. A inscrição se realizará após preenchimento de um formulário próprio e entrega de um curriculum vitae.

Como será realizada a seleção de candidatos? Quando ela ocorrerá?
A seleção será constituída de duas etapas: provas escrita e entrevista (apenas com os aprovados) em datas divulgadas nos editais. A 1a etapa será acompanhada pelo coordenador do curso e pelo professor orientador da disciplina.

Quando e como conhecerei o resultado da seleção?
Os candidatos conhecerão os resultados finais da seleção por meio de listas afixadas no quadro de avisos de seus respectivos cursos, pela internet ou na secretaria do PIM no início de cada semestre letivo.

Coordenação - Prof.  Humberto Bezerra de Araújo Filho
Secretária - Marina Anatolyevna Lafaeff