Política de Aquisição

Criada para dar atendimento ao Artigo 18º, ítem IX e X do Regulamento dasBibliotecas da FIEO – Fundação Instituto de Ensino para Osasco, a Política deAquisição, Expansão, Atualização e Conservação de Acervo das Bibliotecas daFIEO abrange os seguintes critérios:

• Orçamento anual específico, atualizado e aprovado pela FIEO.
  • Aquisição das bibliografias básica e complementar correspondente a cadadisciplina dos diferentes cursos, com base nos planos de ensino, visando atender à proposta pedagógica desses cursos.
  • Composição de acervo para atender novos cursos e aumento de vagas.
  • Atualização e expansão do acervo da Biblioteca.
  • Desenvolvimento das atribuições do CAB – Comitê de Acervo da Biblioteca, de acordo com a Resolução nº 4/99 - FIEO.
  • Criação de normas de preservação e conservação do acervo.

A Política de aquisição deve contemplar as várias fases do processo:

satisfação dos usuários, seleção, aquisição, descarte, patrimoniamento epreservação.

Orçamento Anual Específico Aprovado pela FIEO

Ao final de cada ano a Biblioteca deve apresentar ao Pró-Reitor Acadêmico a planilha orçamentária detalhada relativamente aos tipos de materiais e serviços, para aprovação de verbas pela Diretoria da FIEO. Os valores do orçamento são atualizados de acordo com as necessidades da Biblioteca.

Aquisição das Bibliografias Básicas e Complementar Correspondentes a Cada Disciplina dos Diferentes Cursos, com Base nos Planos de Ensino.

A aquisição da bibliografia básica, nos seus diferentes suportes, deve ser feita levando-se em conta a relação exemplar/aluno, o campus a que se destina e a sua atualização, conforme os padrões de qualidade do MEC.

Para a bibliografia complementar, bem como para aquela considerada de interesse para a biblioteca, nos seus diferentes suportes, deve ser adquirido no mínimo um exemplar para o acervo de consulta.
É levado em conta para tanto, a cotação que melhor atenda os interesses da Instituição.

Quando a bibliografia não é localizada nas distribuidoras e livrarias recorre-se às livrarias especializadas em obras esgotadas (Sebos), no país e no exterior.

As obras em diferentes suportes publicadas no exterior são adquiridas em livrarias importadoras, considerando o prazo de entrega de um a três meses.

A localização de artigos de periódicos, trabalhos publicados em eventos e teses érealizada pelo COMUT – Comutação Bibliográfica e disponibilizada ao usuário em tempo mínimo.

Composição de Acervo para Atender Novos Cursos e a Criação de Vagas

Com base no acervo já existente efetua-se um levantamento das bibliografias a serem adquiridas constantes do Plano de Ensino, considerando o número de alunos a serem atendidos e o de exemplares de cada título da bibliografia básica.

Após listagem e cotação em três fornecedores procede-se a aquisição mediante complementação de orçamento se necessário.

Atualização e Expansão do Acervo das Bibliotecas

A atualização e a expansão do acervo dar-se-ão:

• Por indicação do corpo docente nos Planos de Ensino ou através da Internet na página de pesquisa da Biblioteca.
  • Por pesquisa em catálogo de editoras, buscas em “sites” especializados.
  • Por doações e permutas.
  • Pelo serviço de reserva utilizado pelos usuários.
  • Pela manutenção de assinaturas de periódicos em papel e em suporte eletrônico.
  • Pela manutenção de bases de dados especializadas on line ou em CDRom, e recursos de multimídia (microfilmes, slides, fitas de vídeos, DVDs, CDs-Rom).
  • Pela aquisição de equipamentos adequados para a utilização da informaçãonos diferentes suportes.
  • Pela aquisição de acervos de outras bibliotecas ou de professores.

Desenvolvimento das Atividades do CAB – Comitê de Acervo da Biblioteca

O CAB - Comitê de Acervo da Biblioteca foi criado com a finalidade de estabelecer os indicadores para as tomadas de decisões em relação à aquisição realizada por compra, por permuta e/ou por doação de obras e materiais da Biblioteca da FIEO.

Os membros do CAB são nomeados pelo Reitor por 2 anos.

Para o desenvolvimento das atividades do CAB – Comitê de Acervo da Biblioteca ver Resolução Nº 4/99 – FIEO.