Bibliotecas UNIFIEO

Apresentação

Biblioteca Professor Dr. Luiz Carlos de Azevedo, criada em 1969, conta hoje com um acervo de 142.234 volumes de livros e materiais especiais, 6.411 títulos de periódicos, sendo 1. 768 correntes.
As obras existentes são fundamentais para dar suporte aos cursos desenvolvidos pelo Centro Universitário, em diversas áreas do conhecimento humano.
Faz parte do acervo uma coleção de 842 obras raras do se. XVII ao XIX e as coleções Brasilianas e Coleção Rui Barbosa.
Todo acervo está informatizado e pode ser consultado em rede on-line, na página da Biblioteca , no site www.unifieo.br
Também inúmeros acervos particulares importantes foram incorporados e encontram-se mencionados abaixo.

Biblioteca Comunitária

Criada para atender a comunidade, é composta por mais de 2.700 obras de literatura estrangeira traduzida, que são emprestadas a toda comunidade mediante cadastro.
Quando da apresentação do cartão para uso da Biblioteca Comunitária, o usuário se compromete a respeitar as Normas da Biblioteca Circulante. O empréstimo vale por 7 dias úteis, podendo ser renovado por mais 9 vezes, desde que não haja reserva para outro usuário.
Para o cadastro do usuário é fundamental a apresentação de Rg e comprovante de residência.

Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital tem como objetivo principal, disponibilizar e difundir aos usuários o acervo da produção acadêmica e científica produzida no UNIFIEO.
Também faz parte desse acervo, coleções de periódicos cujo conteúdo se apresenta no formato digital.
Atualmente contamos com 234 dissertações do Mestrado em Direito e 60 do Mestrado em Psicologia Educacional.

Biblioteca Digital - Mestrado em Direito: clique aqui

Biblioteca Digital - Mestrado em Psicologia Educacional: clique aqui

Biblioteca Prof. Segismundo Spina

Instalada em sala própria, desde é composta por 4.066 volumes especializados em filologia, história da literatura, linguística, cultura medieval (cancioneiros), dicionários, vocabulários filosóficos e de linguística, musicais e de artes gráficas e camonianas.
Este acervo está encontra-se à disposição para pesquisadores.
Cliquei aqui e conheça a Biblioteca Professor Segismundo Spina.

Biblioteca Prof. Manoel Vitor de Azevedo

No ano de 2008, por especial dedicação do atual reitor, Dr.Luiz Carlos de Azevedo, recebemos a biblioteca de seu pai professor Manuel Vitor de Azevedo, que aqui lecionou por muitos anos. Esse acervo é composto por obras de sua autoria, a maioria de natureza religiosa e literária. Constam dele, ainda, outras de literatura, história e política, totalizando cerca de 900 livros. Entre as obras, encontram-se também objetos pessoais, como diplomas honoríficos e fotos. Esse acervo já processado é mantido em sala especial, separado dos demais, à disposição para pesquisa.

Acervo Prof. Dr. Luiz Carlos de Azevedo

Por decisão da família, esse acervo foi doado para compor as Bibliotecas Prof. Dr. Luiz Carlos de Azevedo
Por decisão do Sr.Reitor Dr. Luiz Fernando da Costa e Silva esse acervo encontra-se na Biblioteca Central, contendo 1.245 títulos e 1.716 exemplares.
A catalogação do acervo iniciou-se em setembro do mesmo ano e cuja localização está na sala de estudo individual da Biblioteca Central.
Autor de vários livros, artigos, resenhas, mantinha obras relacionadas à história do Direito, à cultura, e à história de vários países. Também constam dele obras raras na área jurídica.Tudo isso está disponível para consulta no site da biblioteca.

Biblioteca Ministro Antonio José da Costa e Silva

Em junho de 2013, recebemos, por doação, os livros num total de 1.234 volumes correspondentes à Biblioteca de Dr. Luiz Fernando da Costa e Silva e que pertenceram à Biblioteca de seu avô, Ministro Dr. Antonio José da Costa e Silva. O acervo é específico em Direito Penal, nacional e estrangeiro, nas línguas portuguesa, alemã, italiana, francesa e espanhola. Algumas obras foram manuscritas pelo Ministro Antonio José da Costa e Silva, a respeito do código penal.
Esse acervo encontra-se disponibilizado no site em página da biblioteca.

Biblioteca Prof. Nuno Fidelino de Figueiredo

Em 23 de agosto de 2013, recebemos a visita do Dr. Nuno Fidelino de Figueiredo e de sua filha Fernanda Figueiredo que, em visita às nossas dependências, também vieram oferecer a doação da Biblioteca de sua propriedade.
Trata-se de acervo nas áreas de artes, literatura, história, economia internacional e empresarial, especialmente da América Latina.
O acervo dessa biblioteca encontra-se em processamento técnico, com grande parte pronta e disponibilizada em sala especial para pesquisa. Também fazem parte da doação a mesa e a cadeira do professor, as estantes, armários e a máquina de escrever.

Biblioteca Prof. Alfredo Bosi

Professor Alfredo Bosi, de vastíssima biografia intelectual, é Professor Emérito de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, e Cadeira nº 12 da ABL.
Escritor de inúmeras obras e palestrante de centenas de palestras, ofereceu-nos acervo formado ao longo de 50 anos de estudo e docência, com aproximadamente 2.500 obras divididas em algumas grandes áreas, como Filosofia, Ciências Sociais, Literatura Brasileira, Literaturas Estrangeiras, História do Brasil, Saúde Pública e Psicologia.
Também fazem parte desse acervo a mesa e a cadeira do professor, as estantes para acondicionar as obras e a máquina de escrever.
Esse acervo encontra-se em processamento técnico para posterior disponibilização a alunos, professores e público em geral.