LINHAS DE PESQUISA

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Descrição:

Esta linha aborda estudos em avaliação do desenvolvimento humano. Envolve pesquisas em construção e características psicométricas de instrumentos para avaliar construtos afetivos, cognitivos e de personalidade relacionados aos contextos educacionais. Focaliza a relação entre fenômenos e educacionais, constituindo interfaces entre saúde, educação e áreas afins do conhecimento. Abrange estudos sobre programas de intervenção voltados aos fenômenos educacionais.

SAÚDE, APRENDIZAGEM E MEDICALIZAÇÃO : POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTEXTOS EDUCACIONAIS

Descrição:

Esta linha aborda estudos sobre psicologia escolar e educacional em uma perspectiva crítica. Envolve pesquisas em construção, grupo de pesquisa sobre a pós modernidade, competição e produtivismo na escola, focando as escolas pública e privadas, políticas sociais da saúde e da educação relacionadas à medicalização da vida escolar, saúde de trabalhadores da educação pública e seus impactos para a resiliência no trabalho.

Pesquisas sobre os contextos de educação formal e não formal e suas relações com políticas e processos educacionais de inclusão e exclusão social; de avaliação, desempenho e fracasso escolar; de alfabetização e letramento. Analisam-se os discursos, as representações e a dimensão da subjetividade nos fenômenos educacionais.