Organização curricular

A organização curricular prevê

  1. a) disciplinas obrigatórias (4 disciplinas)
  2. b) atividades de formação obrigatórias (3 atividades)
  3. c) disciplinas eletivas (2 disciplinas)
  4. d) dissertação.

Total: 33 créditos (495 horas presenciais)

 

 

  1. a) Disciplinas obrigatórias:

a1) Metodologia da pesquisa - 3 créditos(link para a ementa)

a2) Psicologia Educacional  e contribuições para o ensino/aprendizagem -3 créditos(link para a ementa)

a3) Docência no Ensino Superior - 3 créditos(link para a ementa)

a4) Disciplina obrigatória da linha de pesquisa  - 3 créditos(link para a ementa)

Total parcial de créditos: 12 créditos

 

  1. b) Atividades obrigatórias de formação:

b1) Pratica em pesquisa - 3 créditos(link para a ementa)

b2) Seminários de dissertação I  - 3 créditos(link para a ementa)

b3) Seminário de dissertação II - 3 créditos(link para a ementa)

Total parcial  de créditos: 9 créditos

 

As demais disciplinas, organizam-se a partir das linhas de pesquisa do programa e os alunos devem cursar 6 créditos referentes a disciplinas acordadas junto ao orientador:

 

  1. c) Disciplinas eletivas

 

Linha de pesquisa: Processos educacionais e o contexto social e político

c1)Políticas Públicas e Processos Educacionais (Obrigatória para os alunos que se vincularem a esta linha de pesquisa) - 3 créditos

c2) A perspectiva da subjetividade nos processos de ensino e aprendizagem- 3 créditos

c3) Contextos socio-culturais na história da criança e da família -3 créditos(

c4) Literatura na construção do sujeito leitor - 3 créditos

c5) Avaliação educacional - 3 créditos

c6) Processos de alfabetização e letramento - 3 créditos

c7) Representações sociais no contexto educacional -3 créditos

c8) Pensamento e linguagem- 3 crédito

c9) Tópicos especiais em Psicologia Escolar/ Educacional (3 créditos)*

 

*A cada semestre, dependendo da disponibilidade docente, será oferecido uma disciplina diferente, visando aprofundamento de temas da Psicologia Educacional.

 

Linha de Pesquisa: Avaliação em desenvolvimento humano e aprendizagem: implicações educacionais

c9) Temas em psicologia do desenvolvimento e avaliação em contextos educacionais (Obrigatória para os alunos que se vincularem a esta linha de pesquisa) - 3 créditos(link para a ementa)

c10) Psicometria - 3 créditos(link para a ementa)

c11) Transtornos do desenvolvimento: aspectos cognitivos e aprendizagem - 3 créditos(link para a ementa)

c12) Interfaces da neuropsicológica e psicologia educacional -3 créditos(link para a ementa)

c13) Personalidade e emoções na Psicologia Educacional - 3 créditos(link para a ementa)

c14) Cognição e afetividade -3 créditos(link para a ementa)

c15) Práticas baseadas em evidências: intervenções educacionais e desenvolvimento cognitivo- 3 créditos(link para a ementa)

c16) Desempenho Escolar: Habilidades Acadêmicas- 3 créditos(link para a ementa)

17) Tópicos especiais em Psicologia Escolar/ Educacional (3 créditos)