Organização curricular

A organização curricular prevê

  1. a) disciplinas obrigatórias (4 disciplinas)
  2. b) atividades de formação obrigatórias (3 atividades)
  3. c) disciplinas eletivas (2 disciplinas)
  4. d) dissertação.

Total: 33 créditos (495 horas presenciais)

 

 

  1. a) Disciplinas obrigatórias:

a1) Metodologia da pesquisa - 3 créditos(link para a ementa)

a2) Psicologia Educacional  e contribuições para o ensino/aprendizagem -3 créditos(link para a ementa)

a3) Docência no Ensino Superior - 3 créditos(link para a ementa)

a4) Disciplina obrigatória da linha de pesquisa  - 3 créditos(link para a ementa)

Total parcial de créditos: 12 créditos

 

  1. b) Atividades obrigatórias de formação:

b1) Pratica em pesquisa - 3 créditos(link para a ementa)

b2) Seminários de dissertação I  - 3 créditos(link para a ementa)

b3) Seminário de dissertação II - 3 créditos(link para a ementa)

Total parcial  de créditos: 9 créditos

 

As demais disciplinas, organizam-se a partir das linhas de pesquisa do programa e os alunos devem cursar 6 créditos referentes às disciplinas da linha ao qual estão vinculados:

 

  1. c) Disciplinas eletivas

Linha de pesquisa: Processos educacionais e o contexto social e político

c1)Políticas Públicas e Processos Educacionais (Obrigatória para os alunos que se vincularem a esta linha de pesquisa) - 3 créditos(link para a ementa)

c2) A perspectiva da subjetividade nos processos de ensino e aprendizagem- 3 créditos(link para a ementa)

c3) Contextos socio-culturais na história da criança e da família -3 créditos(link para a ementa)

c4) Literatura na construção do sujeito leitor - 3 créditos(link para a ementa)

c5) Avaliação educacional - 3 créditos(link para a ementa)

c6) Processos de alfabetização e letramento - 3 créditos(link para a ementa)

c7) Representações sociais  no contexto educacional -3 créditos(link para a ementa)

c8) Pensamento e linguagem- 3 créditos(link para a ementa)

 

 

Linha de Pesquisa: Avaliação em desenvolvimento humano e aprendizagem: implicações educacionais

c9)  Temas em psicologia do desenvolvimento e avaliação em contextos educacionais (Obrigatória para os alunos que se vincularem a esta linha de pesquisa) - 3 créditos(link para a ementa)

c10)   Psicometria - 3 créditos(link para a ementa)

c11)  Transtornos do desenvolvimento: aspectos cognitivos e aprendizagem - 3 créditos(link para a ementa)

c12) Interfaces da neuropsicológica e psicologia educacional -3 créditos(link para a ementa)

c13) Personalidade e emoções na Psicologia Educacional - 3 créditos(link para a ementa)

c14) Cognição e afetividade -3 créditos(link para a ementa)

c15) Práticas baseadas em evidências: intervenções educacionais e desenvolvimento cognitivo- 3 créditos(link para a ementa)

c16) Desempenho Escolar: Habilidades Acadêmicas- 3 créditos(link para a ementa)