Ao ser selecionado para o curso, o aluno vincula-se automaticamente a um orientador e a uma linha de pesquisa, o que irá determinar sua trajetória ao longo do curso. Durante o primeiro ano o aluno deverá cursar, no mínimo, as 4 disciplinas obrigatórias. No segundo ano deverá dedicar-se integralmente ao aprofundamento de sua formação cursando as disciplinas eletivas, realizando as atividades obrigatórias e à preparação de sua dissertação. A duração do curso é, portanto, de 24 meses. As práticas de pesquisa desenvolvem-se concomitantemente aos projetos de pesquisa dos docentes, em encontros semanais, e privilegiam a discussão teórica e a pesquisa, permitindo assim aos alunos o aprofundamento teórico dos temas de sua dissertação e a participação nos projetos de pesquisa de seus orientadores.A formação em docência requer o envolvimento dos alunos em atividades associadas ao ensino de graduação. Os discentes, sob supervisão de docentes:colaboram na preparação de aulas; na supervisão de alunos de graduação em tarefas de pesquisa; no ensino de graduação, ministrando aulas, organizando seminários temáticos, e em oficinas para o desenvolvimento de habilidades profissionais.