SINTESE DO FLUXOGRAMA

Ao ingressar no programa, o aluno vincula-se a um orientador e a uma linha de pesquisa, por determinação da coordenação/ colegiado doprograma de pós graduação, que irá determinar sua trajetória ao longo do curso. Durante o primeiro ano, o aluno deverá cursar, no mínimo, as 4 disciplinas obrigatórias. No segundo ano, deverá dedicar-se integralmente ao aprofundamento de sua formação cursando as disciplinas eletivas, realizando as atividades obrigatórias e à preparação de sua dissertação. A duração do curso de mestrado é de 24 meses e o doutorado de 36 meses, sendo que as disciplinas são ministradas nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), dependendo de avaliação da coordenação de curso/ colegiado. As práticas de pesquisa (sejam das próprias dissertações e teses, sejam de pesquisas desenvolvidas pelos docentes) privilegiam não apenas  a produção de conhecimento teórico, mas também conhecimento produzido no engajamento com situações reais demandadas pelo cenário educacional. Nesse sentido, além de métodos mais tradicionais e experimentais, o programa também aposta em pesquisas participantes, como a pesquisa-intervenção e a pesquisa-ação como ferramentas de produção de conhecimento em transformação. Na formação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), requer-se o envolvimento dos alunos em atividades associadas ao ensino de graduação, através do estágio docência. Os discentes do programa, sob supervisão de docentes: colaboram com a preparação de aulas; com a supervisão de alunos de graduação em tarefas de pesquisa; no ensino de graduação, ministrando aulas, organizando seminários temáticos, orientando TCC´s e monografias.