CORPO DOCENTE PERMANENTE

 


CRISTINA MIYUKI HASHIZUME

Projeto de pesq: Saúde docente e discente: a educação a partir da ótica medicalizante.
Estudos que relacionam educação, psicologia escolar e saúde (docente e discente).
Método qualitativo – pesquisa interventiva – saúde mental e psicologia escolar.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2593620066613335
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HEITOR FRANCISCO PINTO COZZA

Projeto de Pesquisa: Correlações entre funções executivas e habilidades sociais em crianças do ensino fundamental I e II
Objetivo: Este estudo tem como objetivo correlacionar medidas de funções executivas com componentes de
Habilidades Sociais em individuos do ensino fundamental I e II.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7390369024321256
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PAULA COIMBRA DA COSTA PEREIRA HOSTERT

Pesquisa:

1)Redes de apoio, fatores de risco e proteção e suas relações com o rendimento escolar.

2)Representações Sociais de professores e alunos sobre o ensino à distância (utilização de softwares de análise EVOC, Iramuteq)
Objetivo: Pesquisar redes de apoio, os fatores de risco e proteção e suas implicações com o rendimento escolar em crianças e adolescentes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9463361410100772

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JANAÍNA DA SILVA GONÇALVES FERNANDES

Pesquisa: Representações Sociais e envelhecimento: elementos normativos e contra normativos do pensamento social.
Objetivo: Identificar e analisar elementos representacionais sobre velhice e envelhecimento nos discursos normativos e contra normativos de jovens e idosos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0690594744658117
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JÚLIA SCARANO MENDONÇA

Pesquisa 

Título: Relações familiares e regulação emocional da criança no terceiro ano de vida: análises de dados longitudinais de uma população de baixa renda da cidade de São Paulo

Objetivo: O objetivo do presente projeto é ampliar as análises sistêmicas do desenvolvimento, através da integração de dados sobre o funcionamento da família, a saúde mental da mãe e do pai e a autorregulação emocional da criança de três anos, de um banco de dados longitudinal de famílias acompanhadas desde a gestação até o terceiro ano da criança, construído no bojo do Projeto Temático FAPESP “Depressão pós-parto como um fator de risco para o desenvolvimento do bebê: estudo interdisciplinar dos fatores envolvidos na gênese do quadro e em suas consequências” (Otta, Bussab, & Morais, 2006, Processo nº 06/59192-2), realizado na Universidade de São Paulo.

Método: Pesquisa observacional da interação social; quantitativa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4361732982560734

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SOLANGE APARECIDA EMILIO

Linha de Pesquisa: SAÚDE, APRENDIZAGEM E MEDICALIZAÇÃO 

Projeto de pesquisa: Promoção de saúde mental e prevenção de sofrimento psíquico no campo educativo

Objetivo: Identificar as possibilidades efetivas de intervenções em contextos escolares e educacionais e com diferentes participantes (estudantes, pais, professores, equipe pedagógica, administrativa e operacional), de forma a criar referências para ações e projetos futuros de promoção de saúde mental.

Método: Pesquisa qualitativa, que buscará colocar em prática algumas das estratégias de prevenção de risco ao sofrimento psíquico e promoção de saúde mental em contextos escolares educacionais evidenciadas nas investigações recentes e avaliar seus resultados e impactos em curto, médio e longo prazo. Serão realizadas atividades com grupos de estudantes, professores e demais participantes de escolas públicas e privadas da região, a partir de mapeamento prévio de escolas, no qual serão levantadas as situações de sofrimento identificadas por seus participantes para verificação da necessidade de encontros e dos participantes previstos. Além das entrevistas para levantamento de demanda, serão utilizados para intervenção os recursos já conhecidos para a promoção de saúde mental, como rodas de conversa a partir de temas geradores, grupos com a mediação de objetos (como desenhos e fotos), grupos de reflexão e grupos de discussão (realizados a partir de um disparador, como texto, filme, música, etc.). 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1251220841282741

e-mail instit:  @unifieo.br

Disponibilidade: segunda , quinta

 

ALACIR VILLA VALLE CRUCES

Linha de Pesquisa: SAÚDE, APRENDIZAGEM E MEDICALIZAÇÃO 

Projeto de pesquisa: A avaliação e a análise das queixas escolares a partir da teoria sócio-histórica - desvendando as dimensões política e educativa que as produzem.

Trata-se de pesquisa-ação por meio da qual pretendemos nos inserir em escolas a fim de avaliar crianças e jovens em relação aos quais se apresentem queixas escolares, conhecendo-os e compreendendo possíveis entraves em seu desenvolvimento para, em conjunto com professores e demais envolvidos, construir planos de trabalho que ultrapassem a esfera curativa e alcancem a promoção da saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3790273207998211

e-mail institucional:  @unifieo.br

Disponibilidade: quarta, sexta

 

LUIZ ROBERTO PAIVA DE FARIA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 

Projeto de pesquisa: Processos Educacionais e o Contexto Social e Político

Objetivo: Como continuum da pesquisa de pós-doutoramento, a pesquisa objetiva traçar como a formação do psicólogo tem uma contribuição fundamental na condição do sujeito assujeitado pelo mercado de trabalho. A pesquisa busca investigar que elementos afastam o sujeito desta consciência crítica e como as políticas públicas impactam na subjetividade e nos processos de aprendizagem.

Método: O caminho metodológico implica em entender sempre a dialética implícita no singular, particular e universal. Busca-se a articulação entre os achados empíricos, produzido com o instrumento de coleta de dados, com base no construto da atitude e os elementos teóricos norteadores, a análise de resultados articulando esses elementos dentro da dialética marxiana para entender os caminhos que percorrem hoje as políticas públicas em educação e a sua inspiração emancipadora.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2386434403422694

e-mail institucional: luiz.faria@unifieo.br

Disponibilidade: quinta, sexta

 

PAULO SERGIO RODRIGUES DE PAULA

Linha de Pesquisa: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 

Projeto de pesquisa: Educação nas perspectivas de gênero, diversidade, sexualidade e saúde sexual e reprodutiva 

Objetivo: Desenvolvimento de reflexões teóricas e metodológicas em torno dos temas gênero, diversidade, sexualidade e saúde sexual e reprodutiva e suas interfaces com a Educação, visando a articulação entre as áreas de pesquisa e a ampliação de estudos que possam oportunizar aos/as acadêmicos/as espaços para reflexões, debates críticos, pesquisas, ações, cursos e capacitações que contribuam para o conhecimento e promoção dos múltiplos direitos da população acerca das questões da temática educação, gênero, diversidade e saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres e da população LGBTQI + na perspectiva de construção de propostas e estímulos a novas ações no processo de educação sexual emancipatória, antissexista e não-discriminatória em organizações educativas formais e não formais. 

Método: A proposta visa fazer uso da metodologia quantitativa e qualitativa de forma que as duas sejam inter-relacionadas nas pesquisas de acordo com as questões problemas e com o objeto de análise. Nesse sentido, em termos metodológicos, far-se-ão usos da: Etnografia; Análise do discurso; Análise de Conteúdo; História oral; História de vida; Análise documental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8192753613466515

e-mail institucional:  @unifieo.br

Disponibilidade: segunda, quinta

 

FABIANA COELHO FERNANDES

Psicóloga (UEM) Dra em Psicologia (PUC-SP)

Linha de pesquisa:  AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 

Projeto de pesquisa: Formação continuada de educadores como dispositivo para redução da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.

Objetivo: Desenvolver e estimular atividades de pesquisa por meio de estudos que aprofundem o conhecimento das novas configurações culturais e sociais para ampliação da práxis pedagógica em diferentes contextos, principalmente onde a vulnerabilidade social se faz presente, priorizando a produção de conhecimento que referencie intervenção e prevenção, considerando os diferentes paradigmas existentes e a natureza transformadora da educação.

Método: pesquisas de âmbito qualitativo desenvolvidas por meio de revisões bibliográficas, estudos de caso e pesquisa-ação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1415814884508621

e-mail institucional:  @unifieo.br

Disponibilidade: terças , quintas

 

PROFESSORES COLABORADORES DO PROGRAMA

 

JOAO FERNANDO LAURITO GAGLIARDI

E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3918812065080580

 

 

 

ÁLVARO DA CRUZ PICANÇO JUNIOR

Estagiário de Pesquisa (pós-doc): A parceria universidade - escola pública no processo de escolarização da criança cega congênita: Práticas e saberes
Objetivo: Investigar o processo de escolarização da criança cega congênita na escola regular de Ensino na sala de AEE e regular
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2313900304616790
e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.