Processos seletivos: Mestrado - Janeiro e Julho | Doutorado - Janeiro

STRICTO SENSU - MESTRADO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL
  EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL DO PROGRAMA DE MESTRADO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL - 2020

Descrição do Curso

Corpo docente
Bolsa de estudo | Financiamento
Linhas de pesquisa
Organização curricular
Síntese do fluxograma
Ementa das disciplinas
Regulamento do programa
Guia para a Elaboração de Relatório de Qualificação e Dissertação | Dissertações
Notícias | Links

Apresentação do Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia Educacional do UNIFIEO oferece os cursos de Mestrado e Doutorado, e é certificado pela CAPES com nota 4.

O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2017-2020) preconiza a qualificação de pós graduandos do stricto sensu para atuar em órgãos de governos, nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Desporto e Segurança Pública neste último caso, com especial atenção para os Direitos Humanos e de modo geral toda a área dita social que tem interface com a Psicologia Educacional, buscando o fim da injustiça social e da miséria, bem como a redução das desigualdades sociais e regionais. Nossos alunos egressos também poderão atuar em organizações não governamentais e movimentos sociais, se engajando no setor produtivo e no Estado, além das organizações da sociedade

O Programa de Psicologia Educacional tem como objetivo qualificar seus pós graduandos de stricto sensu para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nos diferentes campos da Psicologia Educacional, incentivando a produção científica e inserção social. Formamos docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação. Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de dissertação ou tese.

Público Alvo

O Mestrado/ Doutorado em Psicologia Educacional é oferecido aos portadores de diploma de curso superior em Educação e Psicologia, além de áreas afins.

Entendemos que na sociedade atual a aprendizagem aparece como uma das principais forças facilitadoras para a inclusão social. Com efeito, desde algumas décadas nas sociedades ocidentais e mais especificamente, no Brasil, a situação de exclusão social tem sido uma preocupação. As conhecidas desigualdades nacionais promotoras da exclusão social interferem diretamente no pleno desenvolvimento da capacidade de aprendizagem. Crianças são diagnosticadas com problemas de saúde e têm sido atendidas pela rede de saúde e de educação, sem que necessariamente pesquisas sejam feitas sobre a pertinência de tal diagnóstico.

A CAPES cada vez mais incentiva a importância do conhecimento produzido no stricto senso se propagar pelos territórios entorno do Centro Universitário, repercutindo em ações práticas que tragam mudança social e melhoria na qualidade de vida da população: regional, nacional e internacional. Para tanto, nossos projetos de pesquisa investigam, preferencialmente, temas que abarquem estudos que sejam engajados em demandas existentes no nosso território de atuação, o que abarca municípios da região Metropolitana de São Paulo (Barueri, Osasco, Carapicuíba, Jandira, São Paulo).

A relevância social do Mestrado/ Doutorado em Psicologia Educacional do UNIFIEO pode ser caracterizada:

1) Pela formação epistemológica de profissionais que possam atuar no ensino superior engajados com as emergentes demandas educacionais;

2) O PPGPE vem se firmando produzindo conhecimento nos aspectos teóricos e na aplicação nas áreas da educação e interface com a saúde, nas instituições educacionais e no combate à violência. Os docentes do PPGPE participam de Grupos de Pesquisa em Medicalização dos problemas de aprendizagem; Avaliação psicológica e da aprendizagem e Contextos educacionais e Políticas Públicas na educação.

Nosso programa atua no oferecimento de disciplinas para os cursos de graduação, lato sensu e programas como Iniciação Científica e TCC´s de final de curso em temas afins no Centro Universitário UNIFIEO.

O PPGPE recebe apoio institucional da CAPES, sob a forma de bolsas e auxílios, da FAPESP e CNPq, sob a forma de bolsas e desenvolvimento de projetos de pesquisa de docentes e pós graduandos.Também oferece bolsas institucionais e para funcionários do Centro Universitário.

Vestibular 2019

DURAÇÃO
24 Meses
CARGA HORÁRIA
495 horas
PERÍODO
Matutino / Vespertino / Noturno
MENSALIDADE

MENSALIDADE PARA EX-ALUNOS DE GRADUAÇÃO 10%
CAMPUS
Vila Yara

COORDENAÇÃO
CRISTINA MIYUKI HASHIZUME

Edlaine Alves Amorim Baptista
Tel.: 4550-3650

RECONHECIMENTO
MESTRADO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL - PORTARIA MEC nº 609, publicada no DOU de 18/03/2019, Seção 1, págs 63 a 164.