Descrição do Curso

O Farmacêutico é o profissional da área da saúde que tem o medicamento como eixo principal de atuação, desde pesquisa, desenvolvimento, produção, manipulação, transporte, distribuição, comercialização, dispensação, orientação ao usuário e vigilância de ação terapêutica, assim como dos efeitos adversos, tanto no aspecto social - com o dever ético de comprometer-se com as políticas de saúde, em especial as políticas de medicamentos que atendam as reais necessidades nacionais e regionais - quanto no aspecto científico e tecnológico.

Para formar profissionais generalistas, especializados na cadeia produtiva de medicamentos e também em outras áreas, o currículo do curso é multidisciplinar, sendo constituído por disciplinas básicas das áreas de exatas (como Matemática, Física, Química e Bioquímica), biomédicas (como Anatomia, Fisiologia, Patologia e Farmacologia), administrativas (como Legislação Farmacêutica, Economia e Administração de Empresa Farmacêutica), além de conhecimentos específicos à profissão. A maioria das disciplinas é dividida em aulas teóricas e práticas, seguindo sequência hierarquizada a cada semestre.

O estágio supervisionado é requisito obrigatório para conclusão do curso e pode ser realizado em empresas ou instituições científicas conveniadas, de acordo com as normas pré-estabelecidas, nas seguintes áreas: farmácia ambulatorial, hospitalar, homeopática, de manipulação e dispensação (drogaria); indústria farmacêutica e de insumos, indústria alimentícia, indústria de domissanitários e indústria de cosméticos desde produção e controle de qualidade até pesquisa/desenvolvimento e planejamento/marketing; laboratório de análises clínicas e toxicológicas.

Outro item obrigatório para obtenção do diploma de Farmácia é a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso no último semestre.

O Farmacêutico pode atuar nas áreas de manipulação e dispensação de medicamentos na farmácia comercial - drogarias, farmácias de manipulação alopáticas e homeopáticas - e hospitalar, serviço de saúde - laboratórios de análises clínicas e toxicológicas - indústria - produção e controle de medicamentos, alimentos, insumos, cosméticos e domissanitários - bem como em ensino e pesquisa em nível universitário.

 

Diferencial UNIFIEO

O estudante de Farmácia do UNIFIEO tem a sua disposição um curso de formação generalista que o habilita a assumir responsabilidade técnica de farmácias, drogarias, indústrias farmacêuticas, indústria de cosméticos, ou ainda se dedicar à pesquisa em laboratórios através de cursos de pós-graduação.

Com corpo docente formado por mestres e doutores, o curso oferece currículo multidisciplinar, envolvendo disciplinas das áreas de exatas, biológicas, biomédicas e profissionalizantes. Os estágios realizados a partir do sétimo semestre, além de ser realizados em estabelecimentos conveniados com a Instituição, também podem ser realizados nos laboratórios do UNIFIEO, incluindo o Laboratório de Ciências Farmacêuticas e o Instituto UNOLAB. 

Este curso não será oferecido para ingressantes no 2º semestre de 2017 
DURAÇÃO
10 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA
4600 horas 
PERÍODO
Noturno 
MENSALIDADE
(valor líquido)
 R$900,00
GRADE CURRICULAR
Clique aqui
CAMPUS
Vila Yara
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Clique aqui
COORDENADOR
Ari José Scattone Ferreira
RECONHECIMENTO
FARMÁCIA-BACHARELADO-RECONHECIDO PELA PORTARIA MEC Nš444, PUBLICADA NO D.O.U. EM 03/11/2011 E RENOVADA PELA PORTARIA MEC Nš 819 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2014, PUBLICADA NO D.O.U. EM 02/01/2015.

 

TRANSFIRA-SE PARA O UNIFIEO 

RETORNE AO CURSO