Descrição do Curso

O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos e busca os diagnósticos das possíveis causas que impedem a pessoa de aprender. Para isso, a profissão exige conhecimento de Psicanálise, de Psicologia, de Antropologia e de Educação, a fim de que conheça e domine os recursos para analisar o comportamento do indivíduo, ao observar como ele aprende. Também promove intervenções em caso de fracasso na aprendizagem ou de evasão escolar.

Dentre as principais disciplinas estão Contribuições da Psicanálise para a Psicopedagogia, Bioquímica, Neurofisiologia, Antropologia, Psicolingüística, Psicomotricidade, Farmacologia, Diagnóstico Psicopedagógico, Intervenção Psicopedagógica, Psicopatologia e Saúde Mental, Gerontologia, Orientação Vocacional e Profissional, Análise de Situações Psicossociais em Contexto de Trabalho Comunitário e a Atuação do Psicopedagogo.

O profissional formado em Psicopedagogia está habilitado a conduzir processos de orientação vocacional e ocupacional, assim como a integrar equipes inter e transdisciplinares das áreas da saúde e educação. O Bacharel em Psicopedagogia poderá realizar diagnósticos, prognósticos, orientação, prevenção, tratamentos dos distúrbios de aprendizagem em estabelecimentos educacionais, centros clínicos, organizações e centros comunitários, hospitais, consultórios públicos e/ou particulares, núcleos de atenção à saúde da criança e do adolescente, ambulatórios, creches, asilos, empresas, organizações não governamentais - ONGs, centros sócio-educativos e instituições de apoio ao Sistema Nacional de Saúde.

 

Diferencial UNIFIEO

 

Somente o UNIFIEO, pioneiro na área, oferece graduação em psicopedagogia avaliada com a nota máxima pelo MEC por ocasião de seu reconhecimento. Os títulos de pioneirismo e de exclusividade não se limitam à graduação. O UNIFIEO também é o único a manter clínica/escola especializada, com atendimento gratuito mensal de 1200 pessoas, e oferecer curso de especialização com suporte clínico. Ainda, oferece, exclusivamente, mestrado na área, recomendado pela CAPES. Essas conquistas são suficientes para fazer do UNIFIEO referência no assunto. Além disso, o aluno dispõe de instalações físicas das mais modernas e de valiosíssima biblioteca com inúmeros títulos da área.

O processo de formação inclui atividades acadêmicas e de campo que aproximam de forma sistemática e gradual o formando do exercício profissional. O planejamento acadêmico busca assegurar o envolvimento do aluno em atividades, individuais e de equipe, que incluem, entre outros: exercícios em laboratórios de Psicopedagogia e áreas afins, participação em projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do curso, práticas didáticas na forma de monitorias, demonstrações e exercícios, como parte de disciplinas ou integradas a outras atividades acadêmicas, à aplicação e à avaliação de instrumentos e técnicas psicopedagógicas, visitas documentadas através de relatórios a instituições e locais onde se desenvolvam trabalhos com a participação de profissionais de Psicopedagogia, tais como: hospitais, empresas, escolas, núcleos de atenção à saúde da criança e do adolescente, e estágio supervisionado na Clínica de Psicopedagogia do UNIFIEO, em hospitais, escolas e empresas conveniadas.

 

 

 


INSCRIÇÕES
ABERTAS

 

DURAÇÃO
6 SEMESTRES 
CARGA HORÁRIA
3740 horas 
PERÍODO
Noturno 
MENSALIDADE
(valor líquido)
R$830,00
GRADE CURRICULAR
Clique aqui
CAMPUS
Vila Yara
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Clique aqui
COORDENADOR
Márcia Siqueira Andrade
RECONHECIMENTO
PSICOPEDAGOGIA-BACH.REC. PELA PORTARIA Nš 987 DE 01/12/2008, D.O.U DE 03/12/2008. 
 

TRANSFIRA-SE PARA O UNIFIEO 

RETORNE AO CURSO