Descrição do Curso

Estudar propriedades e possibilidades de transformação de inúmeras substâncias é o principal papel do químico, que utiliza os conhecimentos da química pura e aplicada na pesquisa e na análise dessas substâncias. Por meio do estudo da composição, das propriedades e das reações, o químico faz o controle de qualidade de diversos produtos, além de participar do processo de sua produção, e do desenvolvimento de novos produtos.

O objetivo do curso é fornecer ao aluno o conhecimento que lhe dê condições de atuar nos vários setores da área de Química, tanto no ensino, quanto na pesquisa industrial e/ou acadêmica. Especificamente, na modalidade Bacharelado, o objetivo é formar profissionais que dominem todos os conteúdos de Química, bem como técnicas de laboratório e equipamentos, necessários à solução de problemas e ao desenvolvimento de produtos, em novas aplicações e tecnologias. Já na modalidade Licenciatura, o objetivo é propiciar a formação sólida e abrangente em conteúdos de Química em todas as suas modalidades fundamentais, e a preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e de experiências de Química, e de áreas correlatas à atuação como educador no Ensino Médio.

São disciplinas de conhecimentos gerais: Física, Cálculo Diferencial e Integral, Estatística, Mineralogia e Cristalografia, Metodologia da Pesquisa e Português. As principais disciplinas de conhecimento específico se dividem em Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica, Métodos Analíticos em Química Orgânica, Química Analítica (qualitativa, quantitativa e instrumental), Físico-Química, Bioquímica, Química Ambiental, Tópicos de Biotecnologia, Bromatologia, Toxicologia e Microbiologia.

Além das disciplinas cursadas na grade comum com o bacharelado, as disciplinas específicas de licenciatura são Didática e Prática Pedagógica, Metodologia do Ensino de Química, Psicologia da Educação, Políticas Educacionais.

O profissional bacharelado em Química possui aptidão necessária para desenvolver o trabalho de direção, supervisão, coordenação, orientação e responsabilidade técnica; assistência, assessoria, consultoria; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento de serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados; desempenho de cargos e funções técnicas; ensaios e pesquisas em geral, pesquisas e desenvolvimento de métodos e novos produtos; análises química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, biotecnológica e legal, padronização e controle de qualidade. Assim, o profissional da Química pode atuar em laboratórios, consultorias ambientais, análises forenses, institutos de pesquisas e em indústrias específicas, tais como: abrasivos, alimentos, bebidas, biocombustíveis, catalisadores, celulose e papel, cerâmicas, colas e adesivos, cosméticos, defensivos agrícolas, essências, explosivos, farmoquímicos, fertilizantes, gases industriais, metais, petroquímica, pilhas e baterias, polímeros, produtos químicos industriais, saneantes (produtos de limpeza), têxtil e tintas.

Por outro lado, o profissional licenciado em Química pode atuar no exercício do Magistério em instituições de Ensino Médio. Além da prática pedagógica, o Curso de Química - modalidade Licenciatura do UNIFIEO, oferece como diferencial as mesmas atribuições profissionais de um bacharel.

Diferencial UNIFIEO

O curso de Química do UNIFIEO ficou classificado como o melhor curso de Química da Região Metropolitana de São Paulo, o oitavo melhor do Estado de São Paulo, e o sétimo melhor curso de Química de Instituição Particular do Brasil, segundo o ENADE 2008.

O profissional formado pelo UNIFIEO conquista, em oito semestres, os títulos de Bacharel e/ou o de Licenciado em Química, o que lhe garantem atuação tanto na área do ensino, como na de pesquisas industriais e acadêmicas. Durante o curso, com um corpo docente altamente qualificado - mestres e doutores - o aluno estuda o conteúdo da Química, as técnicas de laboratório e o funcionamento de equipamentos para a solução de problemas, para o desenvolvimento de novas aplicações e tecnologias. O curso oferece ainda preparação adequada à aplicação pedagógica na atuação de ensino. Outro diferencial do curso de Química do UNIFIEO é o Centro de Estudos Químicos, criado em 2001, que possui instrumentação analítica moderna, para que os alunos, orientados por professores do curso, desenvolvam importantes projetos de pesquisa na área ambiental, em colaboração com a SABESP, CETESB e a Universidade de São Paulo.

 

INSCRIÇÕES
ABERTAS

DURAÇÃO

8 SEMESTRES 
CARGA HORÁRIA
4220 horas
PERÍODO
Noturno
MENSALIDADE
(valor líquido)

Ingressante
Noturno: R$449,49


Veterano
Noturno: R$1.000,00

GRADE CURRICULAR
Clique aqui
CAMPUS
Vila Yara
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Clique aqui
COORDENADOR
Marcia Helena Biaggi Rossi
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
RECONHECIMENTO
QUÍMICA: LICENCIATURA PLENA E BACHARELADO. RECONHECIDO PELA PORTARIA MEC Nš 3.449 DE 05/10/2005, PUBLICADA NO D.O.U EM 10/10/2005 E RENOVADA PELA PORTARIA MEC Nš 286 DE 21/12/2012, PUBLICADA NO D.O.U EM 27/12/2012.l

 
 

TRANSFIRA-SE PARA O UNIFIEO 

RETORNE AO CURSO