Descrição do Curso


Coordenação
Corpo docente
Bolsa de estudo
Financiamento
Objetivos
Linhas de pesquisa
Organização curricular
Síntese do fluxograma
Ementa das disciplinas
Regulamento do programa
Guia para a Elaboração de Relatório de Qualificação e Dissertação
Dissertações
Notícias
Links
Agenda de Defesas


Edital

 

Apresentação do Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia Educacional do UNIFIEO oferece os cursos de Mestrado e Doutorado.

O Programa de Psicologia Educacional tem como objetivo qualificar o mestrando para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa nos diferentes campos da Psicologia Educacional, incentivando a produção cientifica.

 

Público Alvo

O Mestrado em Psicologia Educacional está aberto aos portadores de diploma de curso superior em Educação, Psicologia, Psicopedagogia e afins.

 

Entendemos que na sociedade atual a aprendizagem aparece como uma das principais forças facilitadoras para a inclusão social. Com efeito, desde algumas décadas nas sociedades ocidentais e mais especificamente, no Brasil, a situação de exclusão social tem sido uma preocupação. As conhecidas desigualdades nacionais promotoras da exclusão social interferem diretamente no pleno desenvolvimento da capacidade de aprendizagem. Crianças no trabalho infantil, pobreza absoluta, falta de perspectiva de futuro e desestruturação familiar são algumas das causas do abandono e da não-matrícula de boa parte do contingente de crianças em idade escolar.

A UNESCO, pelo Conselho Internacional de União Científica ICSU em Budapeste e Santo Domingo afirma que a distinção entre pobres (sejam pessoas ou países) e ricos não é somente a posse de bens, mas também o fato de que a grande maioria destes está excluída da criação e dos benefícios do saber científico. Indicadores sociodemográficos têm apontado para a diversificação, no decorrer dos quarenta últimos anos, das formas e situações da articulação entre desenvolvimento pleno da capacidade de aprender e exclusão social dessa articulação tais como: envelhecimento progressivo da população, incremento do tempo de ócio, aumento da vulnerabilidade e das situações de risco para crianças e jovens, presença crescente de novos grupos e minorias étnicas.

Por outro lado a proposta do curso busca atender ao disposto no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010) em cujo texto encontra-se escrito o que se segue:

“Também é relevante a formação de pessoal pós-graduado bem qualificado para os órgãos de governos, nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Desporto e Segurança Pública neste último caso, com especial atenção para os Direitos Humanos e de modo geral toda a área dita social, buscando o fim da injustiça social e da miséria, bem como a redução das desigualdades sociais e regionais. Pela mesma razão, deve ser considerada a titulação de pessoal para organizações não governamentais e movimentos sociais, de modo que a Pós-Graduação contribua não apenas para o setor produtivo e o Estado, mas também para as organizações da sociedade". (p. 61).

A relevância social do Mestrado em Psicologia Educacional do UNIFIEO pode ser caracterizada por um conjunto de elementos:

1) Está numa região que possui 3 milhões de moradores; destes, 40.9% são jovens e uma parte significativa é de pessoas socialmente excluídas;

2) Existe no UNIFIEO, há mais de dez anos, um corpo de docentes preocupados e comprometidos com essa situação;

3) A Clínica de Psicopedagogia do UNIFIEO realizou, em 2005, 1550 atendimentos de crianças, adolescentes e adultos com problemas de aprendizagem;

4) O problema de aprendizagem da população atendida na Clínica de Psicopedagogia promove situações de exclusão escolar;

5) Inúmeros municípios (Barueri, Santana do Parnaíba, Carapicuíba e Jandira) abriram concurso público para provimento do cargo de psicopedagogo para atendimento das escolas em equipe multidisciplinar.

O Mestre em Psicologia Educacional poderá realizar pesquisas e aprofundar o conhecimento sobre o processo de aprendizagem humana. Além disso, poderá atuar na docência, em especial nos cursos de especialização em Psicopedagogia.

  

 

INSCRIÇÕES
ABERTAS

DURAÇÃO
24 Meses 
CARGA HORÁRIA
495 horas
PERÍODO
Matutino e Noturno 
MENSALIDADE
(valor líquido)
R$ 2.018,00
CAMPUS
Vila Yara
RECONHECIMENTO
MESTRADO EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOPEDAGOGIA - PORTARIA MEC Nš. 1077 DE 31.08.2012 - D.O.U. DE 13.09.2012.